Quem sou

Alexandre Pereira de Mattos

CRP 06/52692

Sou Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1997. Desde minha formação venho me dedicando à área Clínica e Social. Na vertente clínica, me especializei em  Psicologia da Saúde na UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina. Na área acadêmica, no programa de Psicologia Social (PUC-SP), pesquisei a temática da violência e suas implicações éticas nas práticas sociais cotidianas. Minha dissertação de mestrado versou sobre a  violência na escola a partir dos discursos dos professores de ensino fundamental. No doutorado, estudei a insegurança alimentada pela circulação de notícias sobre criminalidade na mídia impressa e televisiva. Atuei na elaboração e condução de cursos sobre educação preventiva em HIV/AIDS/DST´s/Drogas na cidade de São Paulo, Francisco Morato e Caieiras, dirigidos a profissionais da Saúde e Educação. Em 2011 e 2012 exerci a função de psicólogo no Depto de Perícias Médicas do Estado, realizando psicodiagnósticos para fins periciais.

Fui professor no curso de Psicologia das Faculdades/Universidades Uninove, FMU, São Judas e São Camilo, ministrando disciplinas de Psicodiagnóstico, Psicoterapia Breve, Psicanálise, Psicologia Social e Método de Rorschach (Sistema Exner); e supervisionando estágios em Psicodiagnóstico e Psicoterapia Breve.  Minha missão como profissional é ajudar a pessoa a retomar seu desenvolvimento por meio da autorrealização, que se dará por meio da aceitação, flexibilização psicológica e condutas apoiadas em valores. Alinho-me, portanto, às discussões teóricas que concebem o ser humano como um ser fundamentalmente relacional. Por esta razão, meu campo de interesse aborda temas relacionados à Prática Psicoterápica, Psicanálise Interpessoal de Harry Stack Sullivan, Psicanálise Cultural de Karen Horney (humanista), Teoria das Relações Objetais de Ronald Fairbairn e John Sutherland; Teoria do Construto Pessoal de George Kelly e Terapia de Aceitação e Compromisso de Steven C. Hayes. 

IMG_3862

Formação Acadêmica

  • Formação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1997.
  • Especialização em Psicologia da Saúde pela UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina.
  • Mestrado em Psicologia Social pela PUC de São Paulo.
  • Doutorado em Psicologia Social pela PUC de São Paulo.

Formação Complementar

  • Acceptance and Commitment Therapy (ACT) Intensive Online Course , Daniel J. Moran, PhD, Steven C. Hayes, PhD, 23 horas, PESI, Eau Claire, Wisconsin, 2018.
  • ACT for Beginners, with Dr. Russ Harris. 16 horas. Psychwire, Melbourne, Australia, 2018.

Experiência Profissional